BEM-VINDO À ONCOCLIN!

Tratamento de radioterapia em Manaus

A Radioterapia é um método bastante utilizado no tratamento de câncer, sozinho ou combinado com outras abordagens e a Oncoclin é a clínica particular de referência em tratamento radioterápico em Manaus.

ícone do whatsapp
agende agora!
Por:
Oncoclin Manaus
2/8/2021
21:12

A Radioterapia é um método bastante utilizado no tratamento de câncer. A depender da situação da doença, o tratamento pode ser feito sozinho ou combinado com outras abordagens, como a quimioterapia.

O paciente que vai passar pela radioterapia deve se interessar por aprender um pouco mais sobre o que é, seus benefícios, quais os efeitos colaterais e os cuidados durante o tratamento, justamente para minimizar estas situações desagradáveis e ter um tratamento mais tranquilo.

O que é e para que serve a Radioterapia?

A Radioterapia é um tratamento para câncer em que são utilizadas radiações ionizantes, como raio X. Essas radiações têm o objetivo de destruir um tumor ou impedir que suas células cancerígenas aumentem, criando assim novos tumores.

A radiação emitida pelo tratamento não é visível e seu contato com a pele também não oferece dor. Por isso, o procedimento não se mostra desconfortável, o que se mostra como vantagem para pacientes que têm algum medo de tratamentos de câncer.

Portanto, a radioterapia pode ser considerada um tratamento muito eficaz na redução de células cancerígenas e eliminação de tumores.

Durante o tratamento, o médico pode avaliar e optar por fazer a combinação com outras formas de combate do câncer para acelerar o processo, caso o paciente esteja em condições de aguentar mais de um tipo de abordagem. Em resumo, radioterapia serve para:

  • Tratar um câncer eliminando tumor de células cancerígenas;
  • Combinação com outros tratamentos para câncer (quimioterapia);
  • Ajudar a reduzir o tumor antes da cirurgia;
  • Eliminar células remanescentes pós cirurgia;
  • Tratamento paliativo para reduzir o sofrimento do paciente.

Como é feita a Radioterapia?

O primeiro passo é a avaliação médica para determinar o estado de saúde do paciente, extensão e localização do tumor. A partir daí é feita uma análise para determinar o tamanho do tratamento, como o número de aplicações de radiação necessárias.

A programação do tratamento é feita por meio do simulador. Depois de feitos os exames de imagem, o médico já determina a área do corpo que receberá o tratamento e marca o local com uma tinta vermelha.

Pode ser que na hora da sessão o paciente se mexa e o raio atinja locais diferentes e por isso alguns procedimentos utilizam moldes de plástico a fim de imobilizar o paciente para que o raio seja certeiro e eficaz.

Existem duas formas de radioterapia e a abordagem vai depender da

localização do tumor.

Radioterapia externa ou teleterapia

Neste tratamento a radiação é emitida por um aparelho. O paciente fica mais afastado e o raio é direcionado exatamente no local a ser tratado, estando o paciente deitado. A aplicação pode ser diária e o tratamento tem duração estabelecida pelo médico.

Braquiterapia

Este tratamento é um pouco mais invasivo, em que os aplicadores são posicionados diretamente no local a ser tratado e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores que estarão em contato mais direto com o tumor.

No caso da braquiterapia, o procedimento pode ser feito no ambulatório, com auxílio de anestesia, se necessário, e em uma rotina de duas vezes por semana.

Benefícios da Radioterapia

A radioterapia é uma abordagem de tratamento muito eficaz e costuma trazer resultados positivos para o paciente. Com a radioterapia é possível controlar a doença e até mesmo curar, eliminando todos os indícios de tumor e células cancerígenas.

Mesmo em casos em que não seja possível curar por meio da radioterapia, essa abordagem se mostra eficaz na melhoria da qualidade de vida do paciente.

Isso acontece porque as aplicações de radiação conseguem diminuir o tamanho do tumor, reduzindo os efeitos e sintomas causados pelo mesmo, além de contribuir para a remissão da doença.

Os benefícios da radioterapia são:

  • Menor impacto na rotina diária do paciente;
  • Menor tempo de duração das sessões;
  • Sem necessidade de internação hospitalar.

Efeitos colaterais da Radioterapia

Os sintomas mais comuns causados pelos efeitos colaterais da radioterapia são:

  • Perda de apetite;
  • Alteração no paladar;
  • Cansaço;
  • Reações na pele.

A forma e intensidade dos efeitos colaterais da radioterapia vão depender das características do tratamento, como a dose utilizada, a parte do corpo tratada, tipo de radioterapia e os cuidados que o paciente tomou durante o tratamento.  

Felizmente, estes efeitos aparecem geralmente na terceira semana de aplicação e podem desaparecer em poucas semanas após o término das sessões.

Cuidados durante o tratamento de Radioterapia

Alguns cuidados para minimizar estes efeitos colaterais são ingerir comidas leves e nutritivas, além de variar o cardápio para estimular o apetite. Também é recomendado que o paciente tenha a oportunidade de descanso e, caso necessário, também peça o afastamento do trabalho para descanso.

Com relação às reações da pele, é importante que o paciente procure o médico responsável pelo tratamento para que ele possa indicar ações para redução de danos e até mesmo fazer o encaminhamento para um dermatologista especializado.

Existem alguns outros cuidados simples que podem fazer toda a diferença e evitar danos mais graves na pele como:

  • Beber bastante líquido hidratante, como água, água de coco, chás, sucos e outros;
  • Utilizar creme hidratante indicado pelo médico ou enfermeiro;
  • Limpar a pele de resíduos antes da sessão de radioterapia;
  • Evitar banhos quentes;
  • Usar sabonetes neutros;
  • Evite coçar a área que recebeu radiação;
  • Manter a pele seca após o banho;
  • Não utilizar jatos de água ou ducha forte no local;
  • Evitar o uso do papel higiênico (prefira lavar o local);
  • Evitar roupas justas;
  • Preferir não utilizar roupas íntimas ao dormir;
  • Evitar depilar ou passar lâminas na área tratada;
  • Evitar tratamentos dermatológicos mais invasivos por questões estéticas, como o dermaroller, por exemplo.

Como você pode perceber, estes cuidados são para que a pele possa respirar e não sofrer danos. São cuidados realmente simples que podem ser muito eficazes.

Como agendar sua Radioterapia na Oncoclin?

A partir do momento que você já possui indicação médica, é preciso entrar em contato com a clínica para tirar suas dúvidas e marcar o horário de suas sessões.

Se você for fazer radioterapia em Manaus, conheça a Oncoclin e se informe sobre como podemos te ajudar no seu tratamento de câncer. A clínica oferece todos os equipamentos e especialistas necessários para que a sua experiência seja mais tranquila e de sucesso. Para tirar suas dúvidas ou marcar horário é [clicar aqui].

ícone do whatsapp
agende agora!